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MÉTODOS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

SOBRE O CURSO

Próximas Turmas:

Presencial (Goiânia): sexta-feira (das 18h00 às 22h00), sábado (das 08h00 às 18h00) e domingo (das 08h00 às 12h00), dias 14, 15 e 16/01/2023.

Remoto (AO VIVO): terças e quintas-feiras, das 19h00 às 23h00, dias 17, 19, 24 e 26/01/2023.


Carga Horária: 16 horas

Ementa: Conceitos financeiros básicos; Preço como indicador de qualidade; Ciclo de vida do produto; Fatores internos e externos; Elasticidade-preço da demanda; Metodologias de definição de preços; Aspectos tributários da precificação; Aspectos financeiros da precificação.


Objetivo Geral:  permitir aos participantes elaborar – a partir de conceitos mercadológicos e financeiros – os preços de venda em empresas, bem como avaliar, tecnicamente, as margens de produtos e serviços, além de interpretar e estabelecer políticas mercadológicas e comerciais diferenciadas e coerentes com os indicadores objetivados das empresas.

Metodologia (Dinâmica das Aulas): abordagem teórica com método expositivo e dialogado e abordagem prática com método experiencial através da simulação empresarial.

Modalidade das Aulas: presencial ou remoto (ao vivo).

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São abordados conteúdos essenciais para que sua empresa esteja à frente dos desafios de negócio, antecipando-se às mudanças que inevitavelmente irão acontecer. Um olhar profundo para tendências, ferramentas, novos movimentos e inovações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS
1.1.     Introdução
1.2.     EBITDA
1.3.     Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido
1.4.     Markup
1.5.     Margem de Contribuição


MÓDULO II – INFLUÊNCIA DOS FATORES MERCADOLÓGICOS NA DECISÃO DE PREÇOS
2.1. INTRODUÇÃO
2.2. PREÇO COMO INDICADOR DE QUALIDADE
2.3. CICLO DE VIDA DO PRODUTO
2.3.1. Estágio de introdução
2.3.2. Estágio de crescimento
2.3.3. Estágio de maturidade
2.3.4. Estágio de declínio
2.4. FATORES INTERNOS
2.4.1. Sobrevivência
2.4.2. Maximização dos lucros
2.4.3. Liderança de participação de mercado
2.4.4. Liderança de qualidade
2.4.5. Outras estratégias de preços
2.5. FATORES EXTERNOS
2.5.1. Mercados de concorrência perfeita
2.5.2. Mercados de concorrência monopolista
2.5.3. Mercados de concorrência oligopolista
2.5.4. Mercados monopolistas
2.6. ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA
2.7. METODOLOGIAS DE DEFINIÇÃO DE PREÇOS
2.7.1. Formação do preço com base em custo (Teste de Markup);
2.7.2. Formação do preço com base na concorrência; e
2.7.3. Formação do preço com base no cliente (Precificação estática e dinâmica).

MÓDULO III – ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA PRECIFICAÇÃO
3.1. TRIBUTOS INTERNOS E EXTERNOS AO PREÇO DE VENDA
3.2. TRIBUTOS FEDERAIS
3.2.1. Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ
3.2.2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL
3.2.3. Simples Nacional
3.2.4. Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI
3.2.5. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS
3.2.6. Programa de Integração Social – PIS
3.3. TRIBUTOS ESTADUAIS
3.3.1. Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS 
3.4. TRIBUTOS MUNICIPAIS
3.4.1. Imposto Sobre Serviços – ISS
3.5. TRIBUTAÇÃO NA IMPORTAÇÃO OU EXPORTAÇÃO

MÓDULO IV – ASPECTOS FINANCEIROS DA PRECIFICAÇÃO
4.1. CONCEITOS BÁSICOS
4.2. CUSTOS E DESPESAS FIXOS
4.3. MÉTODOS DE CUSTEIO
4.3.1. Custeio por Absorção
4.3.2. Custeio Direto ou Variável
4.4. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
4.5. PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL
4.6. MARGEM DE SEGURANÇA
4.7. GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL
4.8. EFEITO DOS PRAZOS SOBRE O PREÇO DE VENDA


Investimento: 
À vista: R$ 1.000,00 (PIX)
Parcelado no cartão em 2 x R$ 600,00
Parcelado no cartão em 3 x R$ 450,00
Parcelado no cartão em 4 x R$ 375,00


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