ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS - PRÓXIMA TURMA - 21/02/2025 a 23/02/2025
Próxima Turma: Remoto (AO VIVO) via plataforma Zoom (FINAL DE SEMANA) 21/02/2025, sexta-feira, das 18h00 às 22h00; 22/02/2025, sábado, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; e 23/02/2025, domingo, das 08h00 às 12h00.SOBRE O CURSO
A estratégia de precificação é uma tarefa simples no cálculo, mas sensível na calibragem, exigindo adequação entre a rentabilidade esperada pela empresa e o preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto ou serviço. Considerando esse contexto, o curso Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços proporciona uma visão ampla dos aspectos que devem estar presentes no processo de definição de preços, incluindo os mercadológicos, tributários e financeiros, além da percepção de valor por parte do consumidor.
Público-alvo: O programa é destinado a profissionais que atuam nas áreas de gestão, marketing e vendas, e buscam aprimorar os seus conhecimentos em aspectos mercadológicos, tributários e financeiros.
Por que fazer o curso?
- Para saber avaliar a precificação de produtos ou serviços de uma organização, a partir da análise de variáveis financeiras pertinentes;
- Para saber desenvolver políticas de precificação de produtos ou serviços de uma organização, considerando fatores mercadológicos e variáveis ambientais internas e externas; e
- Para saber adotar políticas de formação do preço de produtos e serviços que considerem a estrutura tributária nacional e os seus impactos nos custos da empresa.
Metodologia (Dinâmica das Aulas): abordagem teórica com método expositivo e dialogado e abordagem prática com método experiencial através da simulação empresarial.
Ementa: classificação dos gastos nas operações para análise dos resultados; aspectos tributários da precificação; sistemas de custeio e relação custo x volume x lucro; influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços e métodos de precificação.
Carga Horária: 16 horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – CLASSIFICAÇÃO DOS GASTOS NAS OPERAÇÕES PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS
Classificação dos gastos entre custos, despesas e investimentos para análise do resultado de cada produto ou serviço com vistas a maximização do resultado da empresa.
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- Terminologia geral em Custos
- Custo
- Despesa
- Investimento
- Classificação dos gastos em relação ao volume de atividade
- Gastos fixos
- Gastos variáveis
- Classificação dos custos em relação aos produtos ou serviços
- Custos Diretos
- Custos Indiretos
- Terminologia geral em Custos
MÓDULO II – ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA PRECIFICAÇÃO
O complexo sistema tributário no Brasil exerce forte influência no cenário empresarial. Por isso, é importante que o gestor tenha conhecimento sobre o assunto, considerando-o mesmo antes de abrir o negócio tanto quanto na formação do preço de venda do seu produto ou serviço. É preciso considerar vários fatores que incidem sobre a tributação adotada pela empresa. Deve-se considerar ainda o nível de faturamento e o ramo de atividade, diante da análise destes aspectos, adota-se o melhor regime tributário para a empresa, podendo ser o Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.
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- Tributos internos e externos ao preço de venda
- Tributos federais
- Tributos estaduais
- Tributos municipais
- Tributação na importação ou exportação
MÓDULO III – SISTEMAS DE CUSTEIO E RELAÇÃO CUSTO X VOLUME X LUCRO
Apresentação dos principais sistemas de custeio, suas vantagens e limitações. A análise de custo/volume/lucro (CVL) é uma ferramenta de gestão que auxilia no planejamento, gerenciamento e controle de empresas, e que se baseia nessa relação. É um instrumento utilizado para projetar o lucro que seria obtido em diversos níveis possíveis de produção e vendas, bem como para analisar o impacto sobre o lucro de modificações no preço de venda, nos custos ou em ambos.
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- Custeio por Absorção
- Departamentalização e a problemática de rateios
- Custeio Variável
- Margem de Contribuição
- Ponto de Equilíbrio
- Contábil
- Financeiro
- Econômico
- Margem de Segurança
- Grau de Alavancagem Operacional
- Custeio por Absorção
MÓDULO IV – INFLUÊNCIA DOS FATORES MERCADOLÓGICOS NA DECISÃO DE PREÇOS E MÉTODOS DE PRECIFICAÇÃO
Os fatores mercadológicos estão relacionados aos aspectos externos à empresa (potencial de mercado e intensidade competitiva), ao modo como ela se organiza internamente (orientação para o mercado e precificação do produto) e como implementa as ações para fazer frente às diversas forças de mercado.
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- Preço como indicador de qualidade
- Ciclo de vida do produto
- Fatores internos
- Fatores externos
- Elasticidade-preço da demanda
- Modelos de Decisões de Preços
- Formação do preço com base em custo (Teste de Markup)
- Formação do preço com base na concorrência
- Formação do preço com base no cliente
- Precificação estática
- Precificação dinâmica
Opções de Investimento:
- R$ 150,00 de inscrição + 3x R$ 150,00 (cartão de crédito)
- R$ 150,00 de inscrição + 2x R$ 200,00 (cartão de crédito)
- R$ 500,00 à vista (PIX)
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